quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Aprendizagem sim aula não

O professor Pedro reflete profundamente sobre a não aprendizagem apesar das aulas. Questiona que professores assim intitulados, mas que em sua opinião não são professores, pois professor deve ser autor, pesquisador.
Professor é aquele que produz conhecimento e faz com que seu aluno pesquise e produz, elabora suas idéias e não reproduz o que ouviu de seu professor.
Professor deve ser orientador e avaliador, avaliador permanente da aprendizagem, aquele que conduz o aluno ao apreendizado.
O professor deve ser inovador, mas as universidades tem medo da mudança, são que nem Igrejas, ritualizam as suas atividades, as aulas. São falas contínuas , alunos ouvindo e professor cobrando em prova a repetição do que transmitiu em aula. A universidade quando fala em mudança, propõem, mas de forma controlada, assim não ocorrerá uma verdadeira mudança.
Enfatiza que o argumento é fundamental. cita que é preciso convencer sem vencer, trabalhar em parceria e não subjugar o outro.
A universidade ainda que um aluno ouvinte e não questionador, mas é preciso que a universidade se transforme num centro de pesquisa e produção de conhecimento. O professor deve ser um estudioso e um pesquisador permanente.
A palestra reflete profundamente a realidade das nossas escolas, falo principalmente das públicas, que lido diretamente. Pouco se faz pela construção própria dos alunos. A prova é o instrumento de avaliação mais utilizado. Na maioria a exigência dos colegas é que aluno repita a resposta da correção do exercício dado pelo professor.
Sabe-se que inúmeros fatores contribuem para esta falta de qualidade, pois professores que privados de um salário digno, ministram aulas até o limite do tempo disponível e assim não dispõem de tempo para pesquisa e produção própria.
Penso que nosso estado e o país precisa valorizar cada vez mais o professor, pagando dignamente e assim exigir que os alunos aprendam, pois como diz o professor pedro ricos e pobres possuem cérebro e portanto podem aprender.
Os anos passam, sempre voltamos a mesma temática de que o professor deva ser valorizado e necessitamos pensar em salário. Estamos há vários anos falando em cumprir um piso para o magistério nacionalmente, mas o que isto muda na nossa educação?
Se professores em Minas Gerais estão a cem dias e greve e não afetou a economia, pois não vimos o governo reclamar da arrecadação e portanto a Greve continua e parece que não há perda. Mas com certeza a perda é enorme, mas os economistas não calculam, sendo assim não registramos. Todos nós educadores sabemos que o não oferecimento de aulas adequadas as necessidades dos alunos afeta a produtividade nos mais diversos setores da economia e, portanto, cem dias de greve significam perda ou atraso no conhecimento daqueles alunos atingidos.


8 comentários:

Professora Aline disse...

Concordei contigo Inácio!! Acho que devemos divulgar em nossas escolas esta palestra!!! Aline.

sandra disse...

Inácio

Muito boa a tua reflexão sobre o seminário. Precisamos divulgar estes conhecimentos para que a nossa realidade mude!

Um grande abraço!

Iris disse...

Olá, Inácio

Gostei muito das tuas considerações e acredito que um aspecto importante que trouxeste da palestra foi o alerta de que mais horário de ensino ou de aulas, não necessariamente se traduzem em mais aprendizagem.
Abra@os, Iris

SIL disse...

tu tam bém anda te puxando, pois teus artigos estão super bacanas.

Carla Laflor disse...

Oi Inácio!
Estou de blog novo
O endereço é construcoescoletivas.blogspot.com
Passa lá
Um abraço e até sexta

Thiago disse...

"Olá colegas,
Deixo aqui a divulgação da Primeira Olimpíada Nacional em História do Brasil, iniciativa inédita no país, organizada pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com o apoio do CNPq. A Olimpíada é para escolas públicas e particulares e acontece pela internet, com equipes formadas por estudantes do oitado e nono anos do ensino fundamental e por estudantes do ensino médio, juntamente com seu professor. As inscrições já estão abertas!
www.mc.unicamp.br
Obrigado"

edumeducs disse...

Oi Inácio. Gostei do teu artigo. Sou seu colega de EAD e me parece que a turma está curtindo esta linguagem de blog.

Beatriz Krepsky Prange Martini disse...

Inácio muito legal teu blog o teu entusiamo contagia, entendo que o recurso do EAD incentiva a aprendizagem...sou tua colega no curso capacitação para professores da PUC abraço beatriz prange